Ainda na estrada a Patagônia mostra seu poder: há menos de 1h de El calafate, seguíamos o caminho em direção a neblina, eis que de repente o lado esquerdo do ônibus é tomado por uma chuva forte! As janelas embaçadas recebiam gotas initerruptas e o tempo cinza não permitia visibilidade sequer há meio metro de distância. Enquanto isso, do lado direito, a paisagem seguia por quilômetros de distância, até onde os olhos eram capazes de ver, sob um sol de rachar. ABSURDOOOO!!!!!
O maior atrativo de El Calafate é literalmente muito grande: o Glaciar Perito Moreno, uma geleira do tamanho da cidade de Buenos Aires, com paredes equivalentes a prédios de 20 andares e o triplo deste tamanho debaixo d´água. Sob a luz do sol, as fendas de gelo são de um azul inacreditável e difícil de capturar com a câmera fotográfica, um espetáculo exclusivo para os olhos.
Todos os dias pedaços enormes destas paredes despencam em um processo natural. O barulho das rachaduras dentro do glaciar cria expectativa... muitas vezes são apenas pequenos desprendimentos, mas de repente, blocos de gelo equivalentes a três edifícios se soltam e caem bem ali, diante de nossos olhos, com o ruído de 10 trovões. A cena deixa todo mundo em êxtase: gritos, palmas, assobios, queixos caídos e olhos arregalados em uma mistura de espanto e emoção.
Passado o primeiro momento de deslumbramento, logo começamos a perceber outros pedaços que estão prestes a cair. Consegui registrar um desses desprendimentos, menor que o primeiro, mas igualmente emocionante! Com a chegada do fim de semana, aproveitei o tempo bom para ir a El Chalten encontrar duas companheiras de viagem, Emile e Els, uma francesa e uma belga que se conheceram no Peru, se reencontraram em Santiago no hostel onde eu estava e passaram a viajar juntas, como nosso roteiro é praticamente o mesmo estamos sempre nos achando e nos perdendo por aqui.
Na volta estamos completamente cansadas, mas também felizes e o mais importante, nos sentindo preparadas para a próxima aventura: Torres del Paine, o parque nacional chileno conhecido por ter as paisagens mais incríveis das Américas, quiçá do mundo! Vamos fazer o circuito W, um trekking de 5 dias com direito a acampamento, comida instantânea e provavelmente zero banho. Vai ser um desafio... talvez o maior desta viagem. Prometo contar tudo quando voltar! Hoje deixo vocês com um cheiro, para aproveitar enquanto ainda posso! Até mais ;)
Linda foto ai no frio. Beijao. Saudades. Tens que lançar um livro sobre as viagens huahuahu Beijão
ResponderExcluir