segunda-feira, 28 de junho de 2010

Back Home

Caros amigos e amigas, estou finalmente de volta a nossa terrinha calorenta de Belem do mais-pra-la. Os ultimos dias em Cuba foram perfeitos (assim como os primeiros, os do meio e todos os outros).

No dia seguinte ao ultimo post me separei das amigas gringas e fui para Cienfuegos, uma cidade lindissima conhecida como a Paris de Cuba. La finalmente pude conhecer de verdade os cubanos... comer nos lugares onde comem, frequentar as mesmas festas, gastar moedas nacionais e andar nas ruas sem me preocupar que a policia pudesse prender algum deles por estarem saindo cmgo (eh, Cuba eh bem tensa nesse sentido... turistas e locais vivem um verdadeiro apartheid).

La consegui entender melhor como funciona o regime politico da ilha, como os cubanos vivem, o que pensam (de verdade)... andei de onibus cubano (o conceito "lata de sardinha" nunca foi melhor aplicado), frequentei as praias deles, sem turistas e conheci pessoas MUITO legais.

Ah, eu tb furei o pe na rua e tive a incrivel experiencia de conhecer o sistema de saude cubano (nao disse que minha viagem foi super completa?) =p

Apos o fim de semana em Cienfuegos voltei para Havana, no caminho fiz um amigo alemao que me acompanhou em alguns daiquiris no La Floridita - cafe onde o Hemmingway costumava tomar os dele. No dia seguinte, vespera da viagem, reencontrei as meninas da Europa em uma balada e no caminho, surpresa: conheci o primeiro e unico brasileiro da viagem a Cuba! Um paulista super gente boa que me descobriu pelo faro (so pode, pq eu juro que estava na rua caladinha qndo o maluco comecou a falar em portugues cmgo). Eu, ele, as meninas e um casal de cubanos fomos para a Sala Roja - um clube super badalado da cidade - e dancamos reggaeton ate altas horas.

No dia seguinte de volta a Venezuela e depois disso finalmente Brasil.
Apesar da saudade da familia e dos amigos confesso que to bem triste com o fim da viagem... Agora o plano eh colocar as contas em ordem para voltar a estrada assim que possivel.

Em um balanco geral da viagem, essas ultimas semanas me trouxeram muita forca, muito aprendizado e licoes que pretendo levar por toda a vida. O sentimento agora eh de ser capaz de fazer tudo, qlqr coisa mesmo, nao importa onde... se vc tem talento para fazer amigos, vc tem capacidade de ganhar o mundo!

Fica entao o meu muito obrigada a TODOS que me acomanharam nessa jornada. Aos que encontrei pelo caminho, aos que me receberam em suas casas, aos que me ajudaram a resolver problemas ou simplesmente dividiram momentos alegres. E claro que tb nao posso esquecer dos que acompanharam essas aventuras aqui pelo blog, essa companhia tb foi fundamental!

O pollyporai vai dormir agora, mas nao se preocupem, ao primeiro sinal de uma nova viagem ele volta a bombar. Quem quiser informacoes sobre custos, roteiro e qlqr outra dica de planejamento pode entrar em contato cmgo pelo email pbastos.jornal@gmail.com

Muchas gracias companeros,
Ate a proxima viagem!

beijos enormes
Polly Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário