segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

South America Project


O que é?
Muito mais que um mochilão, o maior projeto de viagem que já planejei até agora. A europa deu bastante trabalho também, mas ali eram duas cabeças pensando: a minha e a da Verena (a dela bem mais que a minha devo admitir).

Objetivo
Percorrer em 4 meses os principais países da América do Sul. Provavelmente o Suriname e as Guianas vão ficar de fora do roteiro.

Período/Orçamento
Ambos ainda estão indefinidos, a princípio devo partir no dia 02 de abril, mas também pode ser antes. Quanto mais próximo da data pré-estabelecida, maior o orçamento, já que terei mais tempo para guardar. O ideal seria algo em torno de R$10mil. (OBS: saio e volto p/ Belém c/ milhas)

Roteiro
Como a viagem é muito longa, o roteiro está sendo dividido em etapas, que não correspondem nescessariamente a um país. Duas já estão prontas: Etapa1: Brasil (PoA-Gramado-Chuí) + Uruguai (Chuy-Punta Del Diablo-Montevideo-Colonia Del Sacramento) e Etapa2: Argentina Parte1 (Buenos Aires-Puerto Iguazu-Posadas) + Paraguai (Encarnación-Assunção).

Depois disso ainda pretendo voltar p/ a Argentina, percorrer a região dos Lagos, descer até a Patagônia e voltar a subir pelo Chile p/ pegar Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Planejamento
As duas etapas planejadas até agora somam 40 dias de viagem e orçamento previsto de R$2.900 c/ tudo incluso: transporte, alimentação, hospedagem e até algumas excursões, além da margem de segurança. Pretendo reduzir os gastos fazendo couchsurfing em alguns locais, mas aida não é certo.

Este primeiro momento é de um planejamento utópico, com tudo o que eu gostaria de fazer nesta viagem. Quando todas as etapas do roteiro estiverem prontas, é (muito) possível que alguns lugares fiquem de fora por causa do orçamento.

Perspectivas
Se eu vou conseguir cumprir o roteiro, se vai ter grana suficiente p/ viajar os 4 meses, se vou precisar voltar do meio do caminho ou se vai haver mudanças de rota quando estiver lá... não sei responder nada disso!

Toda viagem, seja ela longa ou curta é um grande aprendizado e se estou fazendo desta um projeto, é para de fato cumpri-lo, se não de uma vez só, como é minha vontade, que seja em etapas. Ainda é cedo p/ dizer até onde vou chegar, de qualquer forma, vou traçar todo o caminho!

Plano de Fuga
Vou sair de Belém c/ milhas. Para voltar a mesma coisa, então o plano é: se acontecer algum imprevisto e a grana começar a faltar antes do que devia, sigo p/ a capital mais próxima, solicito o voo de volta p/ Belém e em 1semana estou aqui. Como o processo deve durar uns 10 dias, o fundo de emergência está previsto no orçamento c/ dinheiro suficiente p/ me manter por este período s/ passar fome e c/ um teto sobre minha cabeça.

No próximo post começo a detalhar os orçamentos de cada etapa. O blog está de volta! Sejam bem-vindos!

#BoraSeJogar

Abs,
Polly

Um comentário:

  1. Nossa, Pollyana, muito legal mesmo!! Eu sou louca pra fazer um mochilão desses, e também estou planejando um, só que mais pra frente... talvez em 2012 ou 2013... Desejo tudo de bom pra você nessa viagem! Quero ver as fotos depois viu? hehehehe. Abraços

    ResponderExcluir