quarta-feira, 6 de abril de 2011

Puerto Madryn - amigos, orcas e pinguins

52 horas!!! Este foi o tempo que levei para percorrer o caminho entre Ushuaia e Puerto Madryn. Os contratempos já foram relatados, portanto vamos às alegrias: depois de 20 e tantos dias de inverno, foi MUITO BOM voltar a sentir o sol quentinho. Larguei a mochila no hostel, tomei um MEGA banho e finalmente puxei um short do fundo da bagagem, ai como foi bom deixar as pernocas livres de novo! Melhor ainda foi caminhar descalça na praia, sentir a areia fininha sob os pés, o vento em uma temperatura gostosa... no píer me diverti como criança ao ver os lobos marinhos e ao entardecer, um homem brincando de Ícaro deixou o por-do-sol ainda mais bonito. A cidade não precisou de muito esforço para me fazer sentir bem vinda!

O principal motivo da minha visita a Puerto Madryn era ver pinguins, por isso não perdi tempo, na manhã seguinte me juntei a um grupo para visitar Punta Tombo, a maior colônia de pinguins do mundo fora da Antártida! Para chegar ao lugar é preciso ter carro, como as meninas ainda estavam na Tierra del Fuego me juntei a uma excursão, grupo pequeno e... 100% feminino, para pesadelo do pobre guia, que foi zoado durante todo o caminho. Fomos recepcionados por um pinguim logo na entrada da reserva ambiental, o bicho estava tão estático em sua pose que levei algum tempo para entender que ele era mesmo de verdade!

Caminhamos pelas trilhas, sempre preocupados em não atropelar (e nem sermos atropelados) pelos donos da casa. Naquela festa vimos de tudo: romance, briga de casal, pinguins gordos, pinguins mais gordos e pinguins tão Tão TÃO gordos que mais pareciam bolotas de pena largadas pelo chão. Os guardas ambientais ficam de olho p/ ninguém tocar ou sequestrar os animais... portanto, precisei conter meu lado Felícia e deixá-los em paz! #FAIL Meu irmãozinho ia gostar taaaaanto de ter um pinguinzinho em casa, o bichinho não ia sequer estranhar o calor =D brincadeirinhas a parte, esta foi a grande lição do dia, o clima estava tão quente que a imagem chichê do pinguim na neve, de gorro e cachecol foi derretida em nossas mentes, aprendemos que eles vivem sim no calor e adoram um banho de praia p/ refrescar... uma vibe super tropical ;)

Quando Emile e Els finalmente chegaram tiramos um dia para planejar nossa ida à Peninsula Valdez para ver leões marinhos, elefantes marinhos, mais pinguins e com um pouco de sorte... orcas! Descobrimos que seria mais econômico ( e divertido) alugar um carro e ir por conta própria. Escalamos um amigo inglês no meu hostel para dividir a despesa, mas não o volante, afinal, como todo mundo na terra da rainha, ele dirige do "lado errado" da via =)

Pegamos a estrada embalados pelos melhores hits dos anos 80 na rádio! Uma paradinha em Puerto Pirámides para comer a melhores facturas (doces de padaria) desta viagem até agora e finalmente chegamos a Punta Norte da peninsula. As orcas estavam lá, montes e montes... mas longe =/ No começo fiquei meio entediada, pelos binóculos só enxergava dorsos e barbatanas, mas eis que justo quando desisti das baleias para bisbilhotar a equipe da NatGeo filmando na praia, as bonitas começaram a se exibir para as lentes: uma nadadeira aqui, um rabinho dali e finalmente emersões mais inspiradas, mostrando o corpo inteiro - LIN-DAAASSS!!! O momento foi emocionante! Mesmo assim a galera que chegou mais cedo teve a "sorte" de vê-las beeeem de pertinho, caçando lobos marinhos em frente à passarelas, mas sinceramente, não sei se gostaria delas tanto assim se as visse em um momento tão selvagem.



Curtimos mais um pouco dos leões marinhos (vivinhos da Silva) e seguimos para outro mirador, onde encontramos pinguins... aproveitei a ausência dos guardas para chegar mais pertinho e viver o momento de #syquerencia registrado na foto ao lado.



A brincadeirinha me rendeu uma bela mancha de cocô de pinguim na calça, acho que isso significa que ele gostou de mim! S2 No mirador dos elefantes marinhos, não encontramos nenhumzinho p/ contar história, mas tudo bem... a paisagem já fazia valer a pena! Pegamos a estrada de volta e no caminho cruzamos com dois motoqueiros, mais tarde descobri que eram Brian e Patrick, de novo! Mundo pequeno, trilhas menores ainda...

Para encerrar a viagem com chave de ouro a Emile cozinhou um super risoto de frango com cogumelos, para acompanhar tivemos vinho (claro!) e bombons Garoto de sobremesa! O jantar foi minha despedida da Els, ela volta para a Bélgica esta semana enquanto estou em Iguaçu com meus avós. Emile fica em Buenos Aires para onde eu devo voltar em breve... mas não sei ainda! Meu destino incerto e o relato do super programa em família são as cenas do próximo capítulo.

Beijo p/ vcs ;)

PS: Ah, esqueci de contar sobre meu visu novo (bem evidente na foto do cocô), ganhei em Ushuaia, de um cabelereiro espanhol MAAAAARA que conheci no hostel! Ele queria ensinar um peluquero de peros (tosador de cães) a cortar madeixas humanas, me ofereci como modelo e ganhei o corte a lá zoropa #LuxoERyqueza ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário